O Quora “é um site de perguntas e respostas que promove conhecimento e conteúdo de qualidade compartilhado por especialistas em diferentes tópicos e cuja missão é compartilhar e aumentar o conhecimento do mundo.” Tive a oportunidade de participar do Quora por meio da Sessão VIP no Planeta Quora. Respondi várias perguntas no espaço oficial do Quora em português (https://pt.quora.com/q/planetaquora/Respostas-em-Destaque-06-03-2020), e tive a honra de ter a resposta abaixo selecionada como destaque.

 

7- Quais são os pontos fundamentais de mudança no ensino para promoverem uma sociedade sustentável?
Resposta: O formato de ensino praticado hoje, segue um padrão conservador que atendeu às demandas do século passado. Claro que existem exceções com formatos bem interessantes e inovadores. Um exemplo interessante é a Minerva School cuja proposta é “Como nosso futuro depende de melhores líderes, inovadores mais inteligentes e cidadãos globais mais informados, estamos preparando as próximas gerações de alunos excepcionais e ao longo da vida para trabalharem juntos na solução dos desafios mais complexos do nosso tempo.” ( https://www.minerva.kgi.edu/about/)

 

O ensino precisa passar por um processo de transformação muito rápida, é preciso ensinar a usar todas as referências históricas, mas adaptando as novas demandas de um futuro incerto, em que as crianças de hoje provavelmente irão trabalhar em profissões que nós ainda se quer conhecemos. O ensino precisa ser direcionado para trabalhar melhor as nossas habilidades comportamentais, uma vez que, com o desenvolvimento da inteligência artificial, vamos conviver com máquinas (robôs) capazes de absorver e desenvolver habilidades técnicas, mas não tão cedo, esses robôs poderão desenvolver habilidades comportamentais. A adaptabilidade será sem dúvida uma competência importante.

 

Para mudar o mundo, é preciso mudar o formato de educação. A quarta revolução industrial, pode deixar muita gente à margem da sociedade caso não tenham desenvolvido a adaptabilidade e a ética no uso do conhecimento, já que a tecnologia molda e continuará moldando nosso futuro, é preciso fundamentalmente de ética para conduzir para o BEM, as tantas possibilidades tecnológicas. O filme Ponto de Mutação, pode ser uma boa referência sobre o tema Ciência e Ética, vale conferir.

 

Uma sociedade sustentável depende fundamentalmente do seu nível de conhecimento aliados a ética.

 

“A coisa mais indispensável a um homem é reconhecer o uso que deve fazer do seu próprio conhecimento”.

Platão – idade antiga 427 a.C