A vida nos apresenta sempre vários caminhos e a sabedoria reside nas escolhas, mas mesmo assim não temos nenhuma garantia de sucesso total, ou o seu dinheiro de volta. Mas eu acho que o presente do universo está na possibilidade de darmos um passo atrás e escolher outra direção.

Nós estamos vivendo um processo por vezes difícil de transição, e o que mais me impressiona é que com todas as provas que já tivemos de nossa FINITUDE e total falta de controle sobre os acontecimentos, MESMO assim, há quem insista em manter o EGO acima de tudo e não entender que tudo que VAI VOLTA! Então, esse é o nome do mais recente projeto que idealizei e realizei através de uma Instituição.

O nome do projeto me levou a várias reflexões porque surgiu em conversa com a minha filha, que de forma fácil e simples saiu com essa ideia. De fato, Tudo que Vai Volta! Simples assim. Se tivermos consciência mínima sobre o conteúdo que envolve esse título, podemos sem dúvida fazer um auto – questionamento sobre nossas escolhas.

Eu utilizei a ideia para trabalhar de forma democrática o que minimamente envolve o processo de transição de uma Economia Linear, hoje praticada, que privilegia o resultado a partir da extração insana de matéria prima, sua transformação em produtos ou serviços, a distribuição e utilização/consumo e o descarte final caracterizando a ESCASSEZ de recursos que vivemos hoje, para uma ECONOMIA CIRCULAR, que privilegia a não extração, e trabalha no fluxo circular de recursos, buscando regenerar e agregar valor. As empresas crescem de forma orgânica desacopladas do consumo de recursos naturais, caracterizando a ABUNDÂNCIA.

A realidade é tão óbvia! Não dá para continuar tirando recursos naturais sem considerar a finitude de tudo e a certeza de que Tudo que Vai Volta.

Se cada um de nós despertar para a nossa responsabilidade diante das nossas escolhas de consumo, das escolhas das nossas lideranças, das escolhas da forma como vamos ganhar o nosso pão de cada dia, certamente sentiremos a força da frase “Tudo que que Vai Volta”.
Sejamos sempre a mudança que desejamos para o mundo!